Câmara Municipal de Santa Maria da Feira perspetiva 12 tardes e noites «de grande espetacularidade». Os dois torneios contarão com grupos locais, nacionais e internacionais.
Os torneios medievais prometem ser uma das grandes atrações da 28ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que se realizará entre 30 de julho e 10 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira.
A câmara Municipal informou que «a contratação de um encenador que aposta na emoção em toda a narrativa e nos efeitos visuais e sonoros épicos, e a estreia de cavalaria acrobática francesa fazem antever 12 tardes e noites de grande espetacularidade».
Jaime Monsanto é o encenador dos dois torneios diários da Viagem Medieval, a realizar na Liça, que se apresentará decorada com estandartes e cores vibrantes. Com um longo percurso profissional dedicado à representação, escrita de argumentos, encenação e direção de atores, assume pela primeira vez o desafio de encenar na recriação histórica feirense, evento que conhece bem enquanto ator, somando várias participações nos espetáculos de grande formato.
Partilhou que os espetáculos «serão marcados pela espetacularidade, mas sobretudo pela emoção de toda a narrativa em torno de duas casas nobres em conflito, que acabam por celebrar a coragem e a união num duelo épico que vai decidir a honra e o destino de um herói nacional».
Participarão grupos locais, nacionais e internacionais, nomeadamente a dupla feirense de atores cómicos “Os Eloquentes”, os grupos nacionais de recriação histórica “Espada Lusitana”, “Centauros Ordo” e AGAPE, e os cavaleiros franceses da “Alastyn Events”, cujas acrobacias e demonstrações de volteo cossaco prometem impressionar as bancadas.
Em particular no noturno, «a luz e o som são tão protagonistas quanto os cavaleiros em cena», garantiu o encenador, sublinhando que «as batalhas ganham força com percussões intensas, tambores de guerra e efeitos realistas que acompanham cada galope e cada embate».
Os torneios serão marcados por lutas e exercícios a cavalo, justas com lanças e combates apeados e em grupo, proporcionando «momentos diferenciadores que aliam técnica, teatralidade e interação com o público». O grande desfecho chega noite dentro, «num momento de comoção, honra e glória».
Reinado de D. Afonso V
Na Liça, o primeiro torneio, “A Honra das Casas”, acontecerá às 19 horas e o segundo, “Pela Glória de Duarte de Almeida”, às 22.30 horas. Os detentores da Pulseira Real terão acesso ilimitado ao espetáculo da tarde, mediante reserva prévia.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai recriar episódios do reinado de D. Afonso V, com enfoque no Condado da Feira.